Testes genéticos podem ajudar na prevenção e no tratamento do Câncer

Os testes genéticos são realizados para ajudar as pessoas a tomarem decisões sobre o tratamento contra o câncer e potenciais implicações para suas famílias.

O câncer pode se apresentar em mais de cem formas de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de algumas células que se multiplicam de forma acelerada e sem controle. Essas células passaram por uma mudança genética; ou seja, sofreram uma alteração em seu DNA, que causa essa multiplicação descontrolada.

Avaliar as mudanças genéticas, ou mutações, podem ajudar tanto na prevenção quanto na decisão de qual tratamento mais adequado para a doença.

Uma mutação genética pode ser hereditária, quando ela é herdada de seus pais e está presente em todas as células daquela pessoa. Ou então pode ser somática, quando a pessoa adquire essa mutação ao longo da sua vida. Nesse caso, ela está presente em somente algumas células ou tecido do corpo. No caso dos cânceres, as mutações podem ser causadas pelo uso de certas substâncias químicas, radiação, hormônios, situações de imunossupressão e o aumento da idade.

Uma pessoa que apresenta a mutação hereditária do câncer de mama, por exemplo, tem uma maior chance de desenvolver esse tipo de câncer durante a sua vida. Assim, ter essa informação permite dar início a uma série de métodos preventivos. Após já ter o diagnóstico de câncer, saber qual é aquela mutação genética ajuda a definir o tratamento.

Cada vez mais a Oncologia está caminhando para terapias alvo, que são a grande revolução na última década na área. Saber qual mutação sua doença apresenta pode direcionar o médico a prescrever um determinado medicamento que atue especificamente nessa mutação.

Clique aqui, veja um infográfico e conheça mais sobre mutações genéticas e depois veja a aula completa

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp