Câncer de Pancreas

O QUE CAUSA CÂNCER DE PANCREAS?

Segundo informações do Inca, “o câncer de pâncreas mais comum é do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), e corresponde a 90% dos casos diagnosticados”. É um tipo de câncer mais comum ocorrer em homens, a partir dos 60 anos.

Câncer de cabeça de pâncreas e câncer na cauda do pâncreas

A maioria dos casos de câncer de pâncreas afeta o lado direito do órgão (a cabeça do pâncreas). As outras partes do pâncreas são corpo (centro) e cauda do pâncreas, localizada no lado esquerdo.

O câncer de pâncreas é considerado um câncer agressivo, de difícil diagnóstico e por isso apresenta alto índice de mortalidade.

CÂNCER DE PÂNCREAS CAUSAS

O Câncer de pâncreas é hereditário?

O Câncer de pâncreas pode ser hereditário ou não, e existem fatores de risco:

Síndromes de predisposição genética para câncer de pâncreas:

  • Câncer de mama e de ovário hereditários associados aos genes BRCA1, BRCA2 e PALB2
  • Síndrome de Peutz-Jeghers
  • Síndrome de pancreatite hereditária

Dentre os fatores de risco não hereditários, que podem ser evitados com mudanças no estilo de vida, estão:

  • tabagismo
  • obesidade
  • diabetes mellitus
  • pancreatite crônica não hereditária.

Outros fatores externos que pode causar câncer de pâncreas são:

  • Exposição a solventes e agrotóxicos

É POSSÍVEL EVITAR O CÂNCER DE PÂNCREAS?

Sim! É possível prevenir levando uma vida mais saudável, com uma alimentação mais natural, atividades físicas regulares e ficando longe do tabaco. Evitar a ingestão de álcool e o sobrepeso e a obesidade. Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para desenvolver diabetes, que também aumenta o risco para câncer de pâncreas.

SINTOMAS DE CÂNCER NO PÂNCREAS

Alguns sintomas câncer pâncreas fase inicial são:

Fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, urina escura, olhos e pele de cor amarela, náuseas e dores nas costas.

Devido a esses sintomas não serem especificamente do câncer de pâncreas, além de ficar atento a quaisquer sintomas de problemas no pâncreas, fique atento ao diabetes, que tanto pode ser um fator de risco para o câncer de pâncreas, como um indício clínico que precede o diagnóstico.

Segundo o Inca, “estudos revelam que nos pacientes com câncer de pâncreas e diabetes, o diagnóstico do diabetes ocorre dentro dos 24 meses anteriores ao diagnóstico da neoplasia entre 74% a 88% dos pacientes [2].”

Referências:
2- Pannala R, Leirness JB, Bamlet WR, Basu A, Petersen GM, Chari ST. Prevalence and clinical profile of pancreatic cancer-associated diabetes mellitus. Gastroenterology 2008;134:981–987

DÁ PARA DIAGNOSTICAR O CÂNCER PANCREÁTICO?

Não existe um sintoma exclusivo e marcante para que o diagnóstico de câncer de pâncreas possa ser feito com 100% de certeza.

Quais os exames que detectam câncer de pâncreas?

Exames de imagem, como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada, e a ressonância magnética utilizados para o diagnóstico. Seguidos de exames de sangue, que incluem a dosagem do antígeno carbohidrato Ca 19.9. Também pode ser realizado um laudo histopatológico, feito por meio da realização da biópsia de um material ou peça cirúrgica coletado.

CÂNCER DE PÂNCREAS TEM CURA?

Quais os tratamentos para o câncer de pâncreas? Existe um tratamento mais eficaz para o câncer de pâncreas?

O tratamento dependerá do laudo histopatológico (do tumor no pâncreas), e da avaliação clínica, laboratorial e do estadiamento do câncer de pâncreas.

O estado do paciente é fundamental para que haja a definição terapêutica.

O que pode curar o câncer de pâncreas?

A cirurgia, é a única opção que é capaz de oferecer chance curativa. Porém há alguns tratamentos para os casos em que a cirurgia não seja apropriada, como a radioterapia e a quimioterapia, associadas a demais tratamentos que são aplicados para minimizar os transtornos ocasionados pela doença.

FOI DIAGNOSTICADO COM CÂNCER DE PÂNCREAS?

Se você foi diagnosticado com câncer de pâncreas, lembre-se de que o seu pensamento positivo e a sua vontade de curar-se são grandes aliados dos tratamentos! Cuide-se com carinho e aproveite a vida em toda a sua plenitude.

Procure levar uma vida mais saudável, opte por uma alimentação mais natural, fique atento à saúde das suas emoções, e siga o seu tratamento com acreditação. Contar com o apoio psicológico ajuda muito em todo o processo.

CÂNCER DE PÂNCREAS E INSUFICIÊNCIA EXÓCRINA

 

Assista aos vídeos, saiba tudo sobre o câncer de pâncreas e veja testemunho de pessoas que venceram o câncer de pâncreas. Aproveite para deixar seu comentário, ou suas dúvidas para os nossos médicos, e conte sempre com o Câncer com Ciência!

Fonte: Inca

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp