Exames no Mieloma Múltiplo

O que é o Mieloma?

O mieloma múltiplo, ou mieloma, é um câncer que atinge células da medula óssea, chamadas de plasmócitos, que são as responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Sinais e sintomas do Mieloma Múltiplo

Os sinais e sintomas do mieloma podem ser generalizados, tais como perda de apetite, fadiga e febre, quanto localizados, como dores nas costas, dor nos ossos, alterações na urina, sonolência. Também podem ser observados problemas renais, fratura óssea e perda de peso.

A plataforma Câncer com Ciência apresenta conteúdo completo sobre a doença, sintomas, diagnóstico e tratamentos. Assista os vídeos: www.cancercomciencia.com.br/tipos/mieloma-múltiplo

Quais exames auxiliam o médico no diagnóstico do Mieloma Múltiplo

Existem diversos exames que, combinados, auxiliam no diagnóstico do mieloma múltiplo. É provável que o médico solicite aspiração da medula óssea, e outros exames como a eletroforese de proteína no sangue e urina, entre outros exames, buscando as alterações de exames laboratoriais da doença: hemograma, função renal, cálcio e outros.
Neste vídeo, a hematologista Maricy Lopes apresenta os exames que auxiliam o médico no diagnóstico do mieloma múltiplo.

Entendendo o exame de Freelite

O Freelite é um exame feito no soro, que o médico pode recomendar que o paciente faça para seu diagnóstico, acompanhamento de tratamento e avaliação de resposta da doença ao tratamento.
Pacientes com mieloma têm dificuldade para receber o diagnóstico pois, frequentemente apresentam diversos sintomas inespecíficos. O Freelite é uma ferramenta importante para o diagnóstico, sendo essencial na avaliação inicial do paciente. Trata-se da quantificação de cadeias Leves Livres kappa e lambda no soro.

As diretrizes do Grupo Internacional de hematologistas pesquisadores de Mieloma (international Myeloma Working Group-IMWG), as diretrizes Brasileiras por diferentes organizações como ABHH e AMB; e a Portaria 708 do Ministério da Saúde, recomendam o uso desse teste para o diagnóstico, o prognóstico e o monitoramento do mieloma e outras gamopatias monoclonais. O Freelite é aprovado pela ANVISA e já coberto por planos de saúde, mas ainda está em processo para integrar o SUS.

O Freelite, quando usado em combinação com ELPs (eletroforese de proteínas do soro) proporciona 100% de precisão, auxiliando na detecção precoce com a utilização de uma tecnologia de alta sensibilidade disponível para o diagnóstico do Mieloma Múltiplo. 3-5

Nesse vídeo com a hematologista Dra. Vania Hungria, você poderá conhecer e compreender melhor o FREELITE

Qual a importância do Freelite após o tratamento?

O Freelite auxilia na identificação precoce de recaída da doença. Nesse vídeo a hematologista Dra. Maricy Lopes, explica a importância do Freelite após o tratamento ativo do mieloma múltiplo.

Onde encontrar o exame Freelite na sua região?

Se seu médico solicitou o exame freelite, informe-se aqui e entre em contato com o laboratório mais próximo que realiza o exame. Consulte no mapa em: https://freelite.com.br/

Depoimento de paciente com Mieloma Múltiplo

Mesmo vivendo com mieloma, grande parte dos pacientes tratados podem levar uma vida normal. Veja o depoimento do professor Marcos Oliveira:

Para o médico:

O médico ou profissional de saúde que desejar receber mais informações, por favor, enviar whatsApp para Diretoria cientifica whatsapp (16) 9 9607-7831 com a mensagem “Desejo receber mais informações sobre Freelite” que lhes serão enviadas.
É um profissional da saúde e quer saber mais sobre o Freelite? Então acesse o link abaixo.

O que são cadeias leves livres?

Referências
1.Dispenzieri A, et al. Leukemia 2009; 23:215-224
2.Katzmann JA, et al. Clin Chem 2009; 55:1517-1522

Freelite® é uma marca comercial registrada do The Binding Site Group Ltd, Birmingham, Reino Unido.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp