Cânceres Hereditários e Mutações Genéticas

Todos os palestrantes do Câncer Com Ciência participaram de forma totalmente voluntária.
Rodrigo Santa Cruz Guindalini

Dúvidas sobre esse conteúdo?

Assistiu a todas as palestras sobre esse tipo de câncer e ainda tem dúvida? Mande sua pergunta aqui. Ela será respondida em cerca de 24 horas.

6 Responses

    1. Olá, Lize. Agradecemos sua participação no Câncer com Ciência.
      Infelizmente, não. Com o tratamento adequado é possível somente controlar a doença, evitando o avanço do tumor e buscando sempre proporcionar maior qualidade de vida para o paciente.
      Abraços,
      Equipe Câncer com Ciência.

  1. Ola, boa noite!!
    Minha mãe era portadora de mielofibrose, com o passar dos anos evoluiu para leucemia, infelizmente ela nao aguentou e veio a falecer, queria saber se eu como filha tenho probabilidades de futuramente vir desenvolver esse câncer?

    1. Olá, Janaina. Tudo bem?
      A Síndrome de Lynch é decorrente de uma alteração genética que aumenta o risco de desenvolvimento de alguns tumores, como câncer colorretal, útero, estômago, entre outros. Trata-se de uma doença hereditária, ou seja, pode ser transmitida para os descendentes. Não se sabe ao certo qual a incidência dessa alteração na população saudável, mas estima-se que ocorra em cerca de 1 em cada 1000 pessoas. Entre pacientes com câncer de cólon, a incidência é de 2.5%-5% e em câncer de útero de 4%-9%. A boa notícia é que existe tratamento. Pacientes assintomáticos portadores da síndrome devem realizar exames de rotina para rastrear e detectar precocemente alguns tipos de tumores, principalmente a colonoscopia. É necessário acompanhamento com um médico especialista, em geral geneticista, oncologista, gastroenterologista ou ginecologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Salas de Tipos de câncer

Clique para acessar e assistir aos conteúdos específicos por tipo de câncer, preparados para ajudar você a conhecer melhor a doença e seguir seu tratamento com mais confiança.